Agripa

Atos 25:13-26:32

O assunto desta lição é Herodes Agripa II. Ele é o filho de Herodes Agripa I, sobre o qual lemos em Atos 12:1, inimigo da igreja e algoz de Tiago, irmão de João. Ele é bisneto de Herodes, o Grande, (Lição 5) que matou as crianças de Belém e adjacências na época do nascimento de Jesus (Mateus 2:13-18). Berenice, a quem aqui se faz menção, era sua irmã.

A razão para que eu escolhesse esse homem para ser um personagem bíblico neste livro está no fato de ele chegar muito perto da salvação e então rejeitar Cristo. Não apenas O rejeita, mas expressa essa rejeição. Paulo falou a esse homem sobre sua própria infância e seu zelo contra a igreja e contra Jesus Cristo, o Messias. Relata então a maravilhosa história de sua conversão. Conta como Deus o arremessou na grande luz, no momento em que viajava para Damasco. Conta como Deus o chamou e ordenou que fosse o apóstolo dos gentios. Fala como proclamou Jesus a partir daquele momento e como os judeus tentaram matá-lo. Afirma que apenas pela graça de Deus foi mantido com vida, dia após dia, até aquele momento.

A mensagem de Paulo é tão poderosa que Festo, de nossa lição anterior, não pôde manter-se em silêncio, afirmou em alta voz que Paulo estava louco (Atos 26:24). Agora, responder à mensagem de Paulo torna-se responsabilidade designada a Agripa. Qual é sua resposta? “Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão”. Por pouco! Que condição terrível para se vivenciar. Por pouco persuadido! Isso indica que ele foi informado, convencido, que sentiu o toque do poder do Espírito sobre seu coração pecador. Informa ainda, mesmo com essa grande oportunidade e responsabilidade, não só resistiu ao Espírito Santo mas também rejeitou Cristo. Seu pecado foi provavelmente maior do que aquele cometido por Felix, que estremeceu mas optou por rejeitar no momento e ouvir novamente mais tarde.

Em ambos os casos, foram quase persuadidos, mas inteiramente perdidos e condenados para sempre.

Forrest L. Keener