Ananias e Safira

Atos 5:1-16

Dentre os mais conhecidos personagens do Novo Testamento estão Ananias e sua esposa Safira. São facilmente lembrados por causa da maneira severa com que o Senhor os tratou. Barnabé vendeu um pedaço de terra e deixou todo o dinheiro aos pés dos apóstolos (Atos 4:33). Indubitavelmente, muitos elogiaram a sua generosidade, e Ananias e Safira invejaram o louvor que ele estava recebendo. Assim, venderam uma de suas propriedades e, invejosos do louvor e do dinheiro, ficaram com uma parte da quantia recebida, mas dando a aparência de colocar tudo aos pés dos apóstolos. Pedro censurou e expôs Ananias por causa disso, e ele caiu morto. Quando Safira chegou, Pedro esclareceu que ela fazia parte da decepção e proclamou o julgamento de Deus sobre ela. Então ela também expirou e foram carregados e enterrados sem lamentação e funeral.

Há pelo menos quatro lições a serem aprendidas a partir dessa passagem. Primeiro, vemos como orgulho e inveja podem impor o julgamento do Senhor sobre nós. O princípio que ambos possuíam era iníquo, o amor insuficiente e, assim, não desfrutaram nem com o dinheiro que guardaram nem com o louvor que invejaram.

Segundo, percebemos a atitude adequada do pregador perante o pecado na igreja. Pedro não sentiu nenhum prazer pela morte dessas pessoas, mas colocou a obra de Deus acima de quaisquer sentimentos e desejos pessoais que qualquer pessoa tivesse.

Terceiro, notamos que os cristãos não podem escapar das conseqüências do pecado. Temos boas razões para sentir que Ananias e Safira eram pessoas salvas. Pecaram, entretanto, de uma maneira que feriu a igreja e a causa de Cristo, e Deus agiria duramente com eles, ainda que fossem Seus filhos. A partir do momento em que pecaram abertamente, foram acusados abertamente, envergonhados abertamente, julgados abertamente e mortos abertamente. Não faz sentido o que o Senhor disse em Lucas 12:15, guardai-vos da avareza?

Por fim, percebemos que tratar do pecado conforme as Escrituras ensinam, ainda que seja dura, não enfraquece a igreja, mas a fortalece. Leia Atos 5:12-16.

Forrest L. Keener