Apolo

Atos 18:24-19:8; I Coríntios 1:12; 3:4-6, 22; 4:6; 16:12; Tito 3:13

Nesses pequenos trechos, podemos ler tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre Apolo. Podemos, contudo, aprender muito sobre ele.
Apolo nasceu em Alexandria, portanto era um judeu da diáspora. Conhecia bem o Velho Testamento e compreendia a verdade da Bíblia até o ponto do batismo de João Batista. Entretanto, até Atos 18.24, não tinha sido ensinado sobre a verdade do que era aquele Cordeiro de Deus que João havia pregado (Atos 18:25). Pode-se compreender isso estudando Atos 19:3-6. Os homens aqui eram batizados “no batismo de João”, mas eles e, obviamente seu ministro Apolo, não conheciam muito sobre o batismo de João, porque não conheciam Jesus, Quem era todo o propósito da existência e do ministério de João.

Quando Áquila e sua esposa Priscila o ouviram, vendo seu entusiasmo e eloqüência e, percebendo ainda sua ignorância em relação a Deus, levaram-no para casa e o ensinaram acerca das últimas revelações de Deus, isto é, a identidade do Messias (Jesus Cristo), e provavelmente também o ministério presente do Espírito Santo.

Essa ignorância com relação a Jesus como o Cristo é evidente quando se vê os discípulos que ele deixou em Éfeso. (Comparar Atos 18:24 a Atos 19:1). Esses homens, quando interrogados por Paulo, admitiram que não conheciam nada sobre o Espírito Santo ou sobre o Senhor Jesus Cristo. Não obstante, quando Paulo pregou-lhes sobre Jesus, foram batizados e falaram outras línguas, dando a Paulo acesso à Sinagoga dos judeus, onde ele continuou pregando sobre Jesus (Atos 19:6-8).

Apolo, depois de ter sido instruído por Áquila e Priscila, foi para Acaia e lá se tornou um produtivo ministro de Cristo. Em Atos 18:28, encontramos ele, publica e fortemente, provando, por meio do Velho Testamento, que Jesus era o Messias.

Forrest L. Keener