Bartolomeu

João 1:43-51; Marcos 3:18; Mateus 10:3; Atos 1:13; Lucas 6:14

O sexto a ser chamado para o discipulado de Jesus provavelmente foi um homem chamado Bartolomeu. Não sabemos muito sobre ele. Na verdade, este nome só aparece quatro vezes em toda a Bíblia, e, em nenhum desses lugares, encontramos registrado um ato ou declaração da parte dele. Somos apenas informados sobre seu chamado ao discipulado, designação ao Apostolado e presença entre os Apóstolos, depois da ressurreição de Cristo.

Aprenderemos muito mais sobre ele sob outro nome. Esse nome é Natanael, pois Bartolomeu o Apóstolo e o Natanael a quem Filipe testemunhou são a mesma pessoa. Pode-se determinar isso comparando-se os versículos acima a João 21:2.

O Senhor fez uma declaração muito cortês acerca de Bartolomeu ou Natanael quando esse foi levado a Jesus por Filipe. Jesus disse: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. A palavra dolo aqui significa literalmente engodo. Refere-se a embuste, hipocrisia, sutilidade ou engano. O Senhor que conhece o coração do homem deu um grande elogio ao fazer tal observação.

Bartolomeu encontrava-se embaixo de uma figueira quando Filipe falou-lhe sobre o Senhor. Bartolomeu ficou grandemente impressionado com o fato de que Jesus sabia disso sem ter sido comunicado. Inicialmente foi muito cético em relação ao Senhorio de Jesus porque Ele era de Nazaré. Parece que essa cidade e seu povo eram vistos com inferioridade. Porém, como é prática de um homem honesto, pesquisou e ao encontrar-se com Jesus e ouvir Ele dizer que o conhecia antes mesmo que Filipe fosse encontrá-lo embaixo da figueira, foi persuadido completamente. Essa fé resultou em que ele fosse levado a uma vida inteiramente diferente e se tornasse um dos Apóstolos de Cristo. Ao mesmo tempo, devemos reconhecer que não foi Natanael que procurou Jesus, mas Jesus que, através de Filipe, buscou Natanael, iluminando-o e designando-o ao Apostolado (João 15:16).

Forrest L. Keener