Felipe

Atos 6:1-7; 8:1-8, 26-40

O Felipe que estamos estudando nesta lição não é mencionado nas Escrituras pelo nome antes de Atos 6. É quase certo, entretanto, que ele também seja um dos setenta autorizados e enviados por Jesus, em Lucas 10, porque exerce dons sobrenaturais que só eram exercidos por homens que houvessem sido autorizados pessoalmente por Jesus durante o seu ministério sobre a Terra. A única exceção para isso é o apóstolo Paulo.

Felipe, provavelmente um dos setenta discípulos, é escolhido como um dos sete administradores da alimentação de órfãos e viúvas, em Atos 6:3-5. É facilmente distinguido do Apóstolo Felipe, um dos doze apóstolos, porque, na dispersão, em Atos 8:1, os apóstolos permaneceram em Jerusalém, e Felipe foi para Samaria. Esse é um passo muito importante, pois é o primeiro passo para fora da Judéia na realização da grande comissão que foi dada em Atos 1:8. O povo da Samaria era somente judeus mestiços e, até a ascensão, não houve uma comissão a pregar-lhes o evangelho, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Enquanto Felipe pregou-lhes, muitos acreditaram e vários milagres foram realizados entre eles (Atos 8:6-8).

Foi no meio dessa grande cruzada que Deus falou com Felipe e disse-lhe para deixar a cidade de Samaria e ir para o deserto, onde pregaria a um único homem, um eunuco etíope. Isso pode parecer um tanto estranho nessa época de “evangelização em massa”, mas existe uma grande lição nisso tudo. É a lição de que Deus demonstra misericórdia onde Ele escolhe (Romanos 9:15). Podem ser multidões de samaritanos indignos ou multidões de judeus indignos. Por outro lado, Deus pode abandonar as multidões e enviar Seu mensageiro para um único eunuco indigno da Etiópia. De qualquer modo, é direito de Deus, é a escolha de Deus, é a obra de Deus. Quando agimos segundo a vontade de Deus, Ele abençoa se for um indivíduo ou se for uma multidão. O fato é que Deus só salva indivíduos, talvez um dentre uma enorme multidão, ou um único no caminho para Gaza ou para Damasco.

Forrest L. Keener