Jesus quando criança

Lucas 2:39-52

Os versículos acima representam a única passagem na Bíblia que nos dá alguns detalhes sobre Jesus Cristo quando criança. É, porém, uma passagem rica em ensinamentos mesmo que Deus deixou muita coisa, que aparentemente vai além do nosso entendimento, sem explicação.

Primeiro, podemos ver, em Lucas 2:40, que enquanto Jesus cresceu corporalmente, Ele cresceu também vigorosamente em espírito. Sabemos, então, que Suas limitações auto-impostas não eram apenas físicas como também mental e espiritual. Podemos ver ainda que era uma criança decorosa, não pervertida como nós, mas dotada com a graça de Deus. Nunca foi rebelde ou desobediente, mas sempre se sujeitou a seus pais.

Depois de José e Maria, aceitos como Seus pais terrenos, terem retornado do Egito para Nazaré, passaram a ir todo ano a Jerusalém para adorar ao Senhor na Festa da Páscoa, como era costume dos judeus. Quando o Senhor tinha doze anos, Ele, durante essa viagem, entrou em discussão amigável com os líderes religiosos em Jerusalém. Esses homens ficaram absolutamente maravilhados com Seu profundo conhecimento de coisas espirituais, tanto em relação às questões que fazia como as respostas que podia dar.

Essas peregrinações anuais a Jerusalém eram feitas por grupos familiares grandes. Por isso, Maria e José enganaram-se esperando que Ele estivesse entre as crianças do seu grupo. Ficaram surpresos e angustiados quando, depois de um dia de viagem, encontram-no perdido. Retornaram a Jerusalém e, quando O encontraram, Maria O repreendeu. Jesus, porém, não estava sendo desobediente, mas esperava que eles soubessem de Seu ardente desejo de fazer a obra de Deus.

Jesus então retornou com Seus pais a Nazaré. Foi obediente (Lucas 2:51) e desenvolveu-se, crescendo em sabedoria e estabelecendo um bom testemunho entre aqueles ao Seu redor.

Forrest L. Keener