João, o apóstolo

Mateus 4:21; 10:2; João 20:1-10

João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, é um dos mais conhecidos de todos os discípulos do Senhor. Entretanto, não é bastante conhecido por aquilo que escreveu sobre si mesmo, pois escreveu sobre o Senhor Jesus e não sobre si mesmo. O fato é que nunca escreveu seu próprio nome em nenhum lugar no Evangelho do qual é autor.

João é mencionado como o discípulo a quem Jesus amava. Obviamente Jesus amava a todos os Seus discípulos, mas parece ter havido uma afeição pessoal particular entre Ele e João. João acompanhou Jesus à sala de julgamento de Caifás (João 18:12-16). Permaneceu perto da cruz durante a crucificação do Senhor e Jesus deu-lhe a responsabilidade de cuidar de Sua mãe, Maria, depois da Sua morte (João 19:25-28). João foi o primeiro Apóstolo a chegar à tumba vazia de Jesus (João 20:4 e 5).

João foi um dos primeiros Apóstolos a sofrer perseguição pessoal depois da ascensão do Senhor. Pode-se ver isso comparando Atos 3:1 e 2 a Atos 4:1-3.

João teve seus problemas com o orgulho. Você se lembra de que ele foi um dos Apóstolos que requereu que fosse exaltado sobre o restante e sentar com seu irmão Tiago, um à direita e o outro à esquerda do Senhor.

Muitos acreditam que João viveu mais do que os outros Apóstolos. Acredita-se que tinha mais de 90 anos quando escreveu o livro do Apocalipse. João contribuiu com cinco livros para o Novo Testamento, dando-nos alguns dos maiores detalhes e compreensão espiritual sobre a divindade de Cristo, mais do que qualquer um dos seus Apóstolos companheiros.

João gastou seus últimos dias no exílio na Ilha de Patmos. Foi a partir daqui que nos deu o maravilhoso livro do Apocalipse. Devemos aprender com isso que o amor do Senhor não promete liberdade de perseguição. Promete que Cristo nos usará, estando nós com ou sem problemas, segundo o Seu propósito.

Forrest L. Keener