Lucas

Colossenses 4:14; II Timóteo 4:11; Filemom 24; Atos 16:1-12

Lucas foi certamente um grande homem da Bíblia, apesar do fato de seu nome aparecer não mais que três vezes nas Escrituras. Também ele é citado como o médico amado. Isso, é claro, porque foi profissionalmente doutor em medicina. Lucas era de descendência judaica, mas a tradição diz que foi um judeu da diáspora (forçado a viver fora da terra em que nasceu). Era provavelmente da cidade de Antioquia.

Lucas contribui com dois dos maiores livros do Novo Testamento, o Evangelho de Lucas, que, em volume, é o livro mais longo do Novo Testamento, e o livro de Atos, que é o terceiro mais longo. Em seu evangelho, ocupa-se particularmente da humanidade de Jesus Cristo, enquanto João trata da Divindade e Mateus da realeza. No livro de Atos, Lucas dá conta dos atos dos apóstolos que Jesus Cristo deixou sobre a terra para continuar Sua obra depois de Sua ascensão. O livro de Atos dedica-se à história da Igreja neotestamentária, depois da ascensão de Cristo, mais do que todo o restante da Bíblia junto.

No que se refere ao ministério público de Lucas, foi primordialmente composto de viagens com o Apóstolo Paulo, auxiliando-o e servindo-o. Na verdade, Paulo é único escritor da Bíblia que menciona seu nome. Parece que Lucas começou a viajar com Paulo proximadamente em 52 a. C. e continuou assim até a execução de Paulo. Chega-se a essa conclusão estudando Atos, capítulo 16. Os pronomes concernentes às viagens de Paulo e aos companheiros de viagem até esse ponto e até Atos 16:8, são ele e eles. Mas, depois da visão do homem da Macedônia, começando imediatamente com Atos 16:10, o pronome é sempre nós, indicando que a partir desse ponto Lucas passou a fazer parte do grupo.

Os outros abandonaram Paulo mas Lucas permaneceu fiel a ele. Certamente o uso que Deus fez desse homem contribui grandemente para o completamento das Escrituras.

Forrest L. Keener