Os reis magos

Mateus 2:1-12

Quando Jesus nasceu aconteceram muitas coisas estranhas, e o mesmo se deu quando Ele morreu. Você deve lembrar-se de ter ouvido sobre os pastores que receberam o comunicado por meio dos anjos e que ouviram o louvor celestial de boas vindas.
Havia magos, homens muitos sábios, numa terra distante que estudavam as Escrituras e que também eram muito instruídos em astronomia. Quando Jesus nasceu, viram uma estrela singular e nova que nunca tinham visto antes e, de algum modo, sabiam que o Messias tinha nascido. Carregaram seus camelos com suprimentos e presentes e deram início a uma longa viagem que provavelmente ocupou-os por dois anos.

Muita da tradição nos engana em relação a esses magos. Temos apenas os presentes para indicar o número dos magos e isso é um argumento fraco. Nos presépios é comum ver os magos perto da manjedoura; mas esses homens provavelmente chegaram dois anos mais tarde.

Quando chegaram em Jerusalém, foram ao rei, porque sabiam que aquele que tinha nascido era, segundo a profecia, o justo rei dos judeus. Supunham que Herodes saberia do acontecimento e provavelmente presumiam que ele estaria regozijando assim como eles. Ao contrário, Herodes ficou muito perplexo, temendo que pudesse perder seu trono. Chamou os escribas e sacerdotes e perguntou-lhes onde o Cristo deveria nascer segundo a profecia e responderam Belém. Instruiu os magos a retornar e dizer-lhe onde estava Jesus, fingindo que o queria adorar também. Os magos partiram e foram de Jerusalém a Belém, e a estrela indo adiante deles, parou e se deteve sobre a casa em que Jesus estava. Entraram na casa e adoraram o Senhor Jesus e deram-lhe presentes reais de ouro, incenso e mirra.

Forrest L. Keener