Simão Pedro

João 1:37; 18:25-27; Mateus 4:17-20; 26:31-34; 16:13-18; At 2:13, 14, 36-41

Os versículos acima esclarecem muito um dos personagens mais interessantes do Novo Testamento. Seu nome é Simão Pedro. É também chamado Cefas. Pedro era um pescador e, aparentemente, muito bem sucedido. Possuía uma casa em Cafarnaum, perto do Mar da Galiléia, onde ganhava o seu pão com o seu barco de pesca. Certo dia, seu irmão André veio a ele trazendo notícias de que havia encontrado o Messias. Tomou a Pedro e o apresentou a Jesus, e Pedro creu.

Não muito depois disso, o Senhor passou e viu Pedro e André pescando, e chamou-os a serem Seus discípulos. Disse-lhes que deveriam parar de pescar peixes para ganhar o seu pão, e começar a pescar homens. Mais tarde, ambos tornaram-se Apóstolos e foram enviados a fazer uma obra muito extraordinário para Cristo, ou seja, curando os enfermos, ressuscitando mortos etc.. Inicialmente essa obra deveria ser feita apenas entre os judeus; no entanto, mais tarde, foram designados a uma obra muito maior, que era pregar o Evangelho a todas as pessoas.

Pedro era poderoso e ousado, mas nem sempre fiel. Quando os soldados vieram prender Jesus, Pedro desejou lutar ainda que fosse até a morte, porém, mais tarde, quando uma jovem fez deboche de Pedro, ele ficou desconcertado e negou que conhecesse Jesus. Usou ainda palavras profanas para os impressionar com o fato de que não O conhecia.

O que fez de Pedro um grande homem foi que, quando Deus o convenceu de seu pecado, ele humilhou-se a si mesmo e se arrependeu. Esse é o tipo de pessoa que Deus usa, e como usou Pedro! Pedro foi um dos Apóstolos que deu confiança aos outros e apoiou a fé deles durante aquelas primeiras semanas difíceis depois que o Senhor ascendeu ao céu. No dia de Pentecostes, quando quase que todo mundo duvidava de Cristo e fazia deboche dos Seus discípulos, Pedro se colocou de pé e pregou e três mil almas foram salvas.

Forrest L. Keener