Tabita e Êutico

Atos 9:36-43; 20:6-12

Tabita e Êutico são dois personagens bíblicos sobre o quais escolhemos escrever em uma única lição, não por algo que fizeram, mas por algo que lhes foi feito. Não sabemos muito sobre cada um deles. Sabemos que Tabita viveu em Jope, que seu nome era, por interpretação, Dorcas e que era uma crente que fazia coisas para os outros de maneira altruísta. Por outro lado, Êutico era de Trôade ou dos arredores. Era jovem, e isso resume tudo o que sabemos sobre ele.

O fato que torna essas pessoas particularmente dignas de nota é que foram ressuscitadas. Obviamente essa não foi0 a única época em que as pessoas foram ressuscitadas. Isso ocorreu em raras ocasiões na época do Velho Testamento, e o Senhor Jesus Cristo ressuscitou pessoas durante o Seu ministério sobre a Terra. Nessas duas passagens, vemos Pedro e Paulo, os apóstolos do Senhor, fazendo isso em cumprimento de Sua comissão apostólica, em Mateus 10:8.

Em ambos os casos, o ato da ressurreição foi bem conhecido. No caso de Tabita, Pedro os colocou fora da sala e, mesmo assim, o fato ficou bem conhecido. Eles já tinham lavado ela para o sepultamento. Muitas pessoas estavam presentes, mostrando a Pedro evidências de seus bons feitos, os casacos e o vestuário que ela tinha fornecido às viúvas. Eles obviamente ficaram perto da sala enquanto Pedro a ressuscitou. Ele, então, apresentou-a a todos e o testemunho do acontecido percorreu Jope.

No caso de Êutico, ele simplesmente dormiu durante uma pregação, caiu da janela do terceiro ou quarto andar e morreu. Paulo lançou-se sobre ele, como Elias e, logo, anunciou que a vida retornaria a ele.

Esses não são fatos que se realizam hoje, no entanto, Deus certamente poderia fazê-los, se quisesse. Essas pessoas foram ressuscitadas naquela época para provar o poder e a identidade de Cristo e mostrar o poder de Deus sobre a Sua igreja.

Forrest L. Keener