Tiago, o menor

Mateus 10:3; Marcos 2:14; 6:1-3; 15:40; Lucas 6:15; Atos 1:13

Dois dos Apóstolos do Senhor chamavam-se Tiago. Aquele sobre o qual estudaremos agora é chamado Tiago, o menor (Marcos 15:40). Distingue-se do primeiro Tiago ou pela identidade de seus irmãos ou a dos seus pais. O primeiro Tiago era irmão de João e filho de Zebedeu. Tiago, o menor, era irmão de José, Simão e Judas (não o Iscariotes) e o nome de seu pai era Alfeu. Seu pai também era chamado Cléopas e era um dos discípulos com quem Jesus andou no caminho a Emaús (Lucas 24:13-18). A mãe de Tiago, Maria, era provavelmente o outro discípulo com quem Jesus andou no caminho a Emaús, uma vez que estava presente na crucificação (Marcos 15:40). Parecia improvável que Cléopas a deixaria em Jerusalém e iria para casa sozinho. (Compare Marcos 15:40 e João 19:25).

Esse Tiago era quase que certamente primo do Senhor Jesus. Referem-se a ele como irmão de Jesus (Gálatas 1:19, Marcos 6:3 e Mateus 13:55). Não era incomum primos serem chamados de irmãos em seus dias e provavelmente ele não poderia ser um irmão de Jesus da forma como pensamos de irmãos, porque parece que suas mães eram diferentes (João 19:25). Suas mães eram irmãs (João 19:25) ou provavelmente meias-irmãs visto que o nome de ambas era Maria. Tinham também pais diferentes. Jesus era considerado filho de José o carpinteiro, enquanto que Tiago era filho de Alfeu.

Tiago, o menor, é o autor do livro de Tiago. É um autor muito prático que ensina constantemente em seu livro que os homens devem praticar o que pregam e que uma profissão de fé que não é acompanhada de boas obras é uma falsa profissão. Sabemos que é esse Tiago que escreveu o livro de Tiago, porque o Tiago irmão de João e filho de Zebedeu foi martirizado muito antes do livro de Tiago ter sido escrito (Atos 12:1).

Tiago, o menor, tinha um irmão que era um Apóstolo, seu nome era Judas (não Judas Iscariotes) e escreveu o livro de Judas.

Forrest L. Keener